Segundo o instituto, o novo aplicativo chamado de Media Workstation (MW) permitirá ao Ibope medir novas características da audiência televisiva e disponibilizá-las em formatos diferentes.
Um dos recursos desenvolvidos para o MW permite registrar quando um programa é gravado pelo espectador, mesmo que ele não esteja assistindo a TV na hora da gravação.
Outras características permitem, por exemplo, registrar o tempo em que cada canal é sintonizado e o padrão de zapping (mudança de canal) feito pelo espectador doméstico.
As medições são feitas com permissão dos usuários, por meio de um equipamento instalado na TV do espectador e são anônimas, ou seja, o Ibope não armazena os dados de quem viu qual canal na TV.
Outra mudança está na interface do programa. Agora, o usuário pode ver, ao vivo, várias planilhas diferentes com dados simultâneos sobre audiência, padrão de mudança de canais, tempo médio que os usuários permanecem em um canal, etc. Antes, estes recursos só apareciam um de cada vez na interface do software do Ibope.
Além disso, diz o instituto, o software permite ao usuário acessar remotamente a base de dados do Ibope, com dados sobre o comportamento da audiência nas últimas semanas, meses e anos. A base disponibilizará dados colhidos nos últimos sete anos.
O novo sistema será disponibilizado para emissoras de TV e agências de propaganda a partir de julho. O sistema vai substituir o Telereport, atual software de medição e exibição de dados usado pelo Ibope. Ambos sistemas foram desenvolvidos pela empresa portuguesa de TI Markdata.
Além do mercado brasileiro, o Ibope espera explorar a solução nos outros 11 países da América Latina onde oferece serviços de pesquisa e medição de audiência.
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/062007/25062007-13.shl
Nenhum comentário:
Postar um comentário