22.6.07

Música: Baixista do New Order confirma separação da banda


A banda New Order, responsável por hits como Bizarre Love Triangle e Regret, está oficialmente separada. A confirmação foi dada nesta quarta-feira pelo baixista Peter Hook à radio BBC 6, que afirmou que seus integrantes "seguirão rumos diferentes"

Após meses de especulação, os boatos sobre a separação se confirmam "por razões pessoais", disse Hook, que não deu mais detalhes ao ser questionados sobre os motivos.

A decisão, segundo Hook, será "de uma vez por todas" e cada membro da banda seguirá em carreiras separadas.

"É triste, na verdade, e tem sido muito difícil de aceitar, mas a vida é assim, não? As coisas começam, terminam e começamos tudo novamente."

História
Formado no início da década de 1980, em Manchester, Inglaterra, o New Order era constituído inicialmente por três ex-integrantes do Joy Division, cuja carreira foi prematuramente cancelada com o suicídio do vocalista Ian Curtis, em maio do ano de 1980.

Os membros remanescentes do Joy Division, Bernard Sumner (guitarra), Peter Hook (baixo) e Stephen Morris (bateria) decidiram continuar, apesar da tragédia, e optaram por mudar o nome para New Order, denominação que deveria trazer implícita a idéia de mudança, mas que despertou suspeitas entre os jornalistas sobre as filiações políticas do grupo ("Nova Ordem" era o que Adolf Hitler pretendia impor à humanidade caso tivesse vencido a Segunda Guerra Mundial).

Em junho de 1980, Sumner, Hook e Morris fizeram sua primeira gravação de estúdio acompanhando Kevin Hewick. A faixa resultante desse trabalho, Haystack, foi editada na coletânea From Brussels With Love. A canção foi uma das primeiras a fazer parte do novo material que o trio vinha compondo logo após a morte de Ian Curtis.

Após algumas apresentações ao vivo como trio, Gillian Gilbert foi integrada à banda para tocar teclados e guitarra, enquanto Bernard Sumner se consolidava como vocalista.

O primeiro single do New Order, lançado em 1981, continha duas músicas escritas ainda nos tempos do Joy Division, mas que ainda não haviam sido terminadas por causa da morte de Curtis: Ceremony e In a Lonely Place.

O New Order foi o pioneiro na ligação da música eletrônica ao rock. Com o disco Power, Corruption and Lies, de 1983, eles mudaram de direção musical, distanciando-se de vez da sombra de Ian Curtis e partindo para músicas mais dançantes, inspirados por Kraftwerk, Afrika Bambaata, Disco Music e Giorgio Moroder.

Low Life, de 1985, traz alguns sucessos da banda como Perfect Kiss (cujo clipe foi dirigido por Jonathan Demme). Em 1986, foi lançada uma das músicas mais famosas do quarteto, Bizarre Love Triangle, no disco Brotherhood.

Blue Monday
Com sete minutos e meio de duração, Blue Monday foi o single de maior duração que já alcançou as paradas britânicas. É também considerada uma das músicas mais importantes da cena eletrônica dos anos 80 por misturar o synthpop com influências de ritmos de clubes de Nova York.

Em 1987, a banda lançou seu disco mais famoso, a coletânea Substance. O disco contém músicas como Bizarre Love Triangle e Sub-Culture.

O disco Technique, de 1989, é considerado um retrato fiel do auge da acid house. Foi concebido na época em que a casa noturna Hacienda da gravadora do New Order, a Factory Records, estava sendo invadida por esse ritmo.

Em 1993, surge Republic, após a saída do New Order de sua gravadora, a Factory Records, e mostra um grupo já um tanto desgastado. O single Regret foi um hit nos EUA. Após esse disco, os integrantes pararam as atividades da banda, e cada um foi trabalhar em seus projetos paralelos: Bernard com o Electronic, Peter com o Revenge (ou Monaco) e os "outros dois", Steve e Gillian, formaram o Other Two.

Em 2001, a banda se reuniu e lançou o disco Get Ready que mostrava uma grande mudança na parte musical, mais focada na guitarra do que nos teclados, como mostram os singles Crystal e 60 MPH. Billy Corgan do Smashing Pumpkins participa da música Turn My Way e também da turnê do disco.

Em 2005, a banda lançou Waiting For The Siren's Call, um disco que repete a fórmula do seu antecessor. Músicas como Krafty e Jetstream foram muito bem recebidas. A banda passou em novembro de 2006 em turnê pelo Brasil. Na época, Peter Hook afirmou que havia músicas suficientes para um novo disco.

http://musica.terra.com.br/interna/0,,OI1701534-EI1267,00.html

Nenhum comentário: