O centro tem o objetivo de testar novas tecnologias que poderão ser utilizadas pelos clientes de instituições financeiras nos próximos anos. Para isso, a IBM montou um show room que simula uma agência do futuro.
"Trabalhamos com tecnologias que ainda não são fabricadas, levando em conta conceitos que surgem da demanda dos bancos", afirma Rafael Dan Schur, executivo do setor de serviços financeiros da IBM.
Entre as soluções apresentadas pela companhia, a agência do futuro faz identificação do cliente por meio da biometria, enviando ao gerente o perfil de quem está entrando no banco.
Outro destaque são as tecnologias de monitoração do auto-atendimento com foco na segurança. Os caixas automáticos reconhecem o cliente por biometria facial, e as câmeras de segurança monitoram o usuário de forma inteligente. Por meio da tecnologia Smart Surveillance, uma ferramenta cruza algoritmos com imagens digitais das câmeras. Ela identifica desde clientes que estão com algum tipo de dúvida até atitudes suspeitas de criminosos.
Segundo Marcelo Spaziani, vice-presidente de serviços financeiros da IBM Brasil, o centro receberá investimento de 10 milhões de dólares nos próximos cinco anos. "O mercado local é bem diferente do americano ou europeu, por isso a necessidade de se criar um centro para atender a região", afirma o VP.
O centro é o sétimo da IBM no mundo. As outras unidades ficam nos Estados Unidos, França, Espanha, China e Cingapura.
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/062007/12062007-16.shl
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