O Exército dos Estados Unidos está desenvolvendo um robô com cabeça semelhante a um urso de pelúcia para ajudar a carregar soldados feridos para fora do campo de batalha. O BEAR, como é chamado, pode levantar os soldados e carregá-los durante longas distâncias em terrenos ásperos.
De acordo com o site da revista “New Scientist”, a aparência amigável do robô foi feita para deixar os soldados feridos um pouco melhores. Ele é desenvolvido pela Vecna Technologies, e deve estar pronto para testes dentro de cinco anos.
Ter atendimento médico o mais rápido possível para soldados feridos é importante, mas geralmente difícil e perigoso para outras pessoas. O BEAR, que tem capacidade de carregar até 227 kg e tem 1,82 m de altura, pode passar por superfícies inóspitas graças a uma combinação de giroscópios e motores controlados por computador para manter o balanço.
Ele também é estreito o bastante para passar por portas e pode levantar 135 kg em um único movimento suave, evitando mais dor aos soldados. O BEAR é controlado remotamente e possui câmeras e microfones através dos quais um operador pode direcioná-lo.
Gary Gilbert, do Centro de Telemedina e Pesquisa Avançada em Tecnologia do Exército dos EUA, afirmou que a aparência de um urso de pelúcia foi proposital. “Algo muito importante quando você está lidando com casualidades do tipo é tentar manter o toque humano.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário