12.7.07

Informática: PCs brasileiros recebem 100 mil spams por dia

Computadores desprotegidos recebem, em média, mais de 100 mil spams por dia, no Brasil.

A conclusão é de um estudo realizado pela Comissão de Trabalho Anti-spam, coordenado pelo CERT.br. A pesquisa monitorou a internet por meio de dez computadores com conexões de cinco operadoras de banda larga brasileiras.

O projeto SpamPots recebeu mais de 370 milhões de mensagens indevidas em 325 dias de monitoramento, mais de 1 milhão por dia. "As máquinas, chamadas honeypots, simularam computadores com proxy aberto, que estão vulneráveis ao recebimento de spams", afirma Cristine Hoepers, analista de segurança do CERT.br.

Segundo a analista, as reclamações de spam recebidas em consequência do proxy aberto chegaram a 55% do total no mês de junho, contra 27% registrado no mês de janeiro. Cristine explica que as principais razões que tornam o computador vulnerável são brechas criadas por robôs e cavalos-de-tróia instalados nas máquinas ou programas para redes que trazem o proxy aberto por padrão.

A medição também apontou uma média de nove endereços de e-mail por spam enviado, totalizando no período de junho de 2006 a abril de 2007 mais de 3,2 bilhões de possíveis destinatários. Entre os spammers, foram identificados 160,5 mil IPs únicos de 157 países diferentes.

Já entre os países campeões de envio de spams para o Brasil, Taiwan aparece disparado no primeiro lugar, com 76% das ocorrências, mais de 281 milhões. A China vem em segundo lugar, com 58 milhões de spams, 16% do volume total, e os Estados Unidos em terceiro, com 4%. O Brasil aparece apenas na nona posição, com 0,17% das ocorrências.

O CERT.br finaliza um anteprojeto de lei antispam que será enviado a deputados e senadores na semana que vem. As iniciativas do órgão e os números completos do estudo podem ser acessados em www.antispam.br.

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/072007/11072007-11.shl

Eu, como sou um cara importante, recebo spams de fora do Brasil, mais de 50 por dia =/

Nenhum comentário: