12.7.07

Tecnologia: Microfone para celular ignora ruído externo

Três pesquisadores do instituto tecnológico israelense de Haifa, o Technion, inventaram um microfone para telefones celulares capaz de neutralizar qualquer barulho externo que possa atrapalhar uma conversa, por mais alto que seja. Ainda não há previsão para uso comercial da novidade.

O microfone, resultado de uma pesquisa feita pelos técnicos Moti Segev, Zvi Katz e Rami Aharoni, da Faculdade de Física Aplicada, pode neutralizar ruídos tão altos como o de um estádio cheio e permitir uma conversa absolutamente limpa.

"O conceito básico do microfone é inspirado na identificação óptica das oscilações acústicas no corpo humano durante uma conversa", afirmou Segev ao jornal "Maariv". Segev explicou que, "quando falamos, o que ocorre na realidade é que ouvimos nós mesmos pela propagação da voz pelos ossos da cabeça".

O novo microfone detecta as pequenas vibrações acústicas nos ossos e as identifica como o som que deve ser transmitido pelo aparelho. Se o barulho exterior não for o do corpo, é rejeitado pelo filtro.

Segundo o jornal, o microfone patenteado pelos pesquisadores pode ser muito prático em fábricas barulhentas, em situações de conflito armado, eventos esportivos ou shows. E, indiretamente, pode resolver o incômodo que representa para muitos falar pelo celular enquanto trabalham em casa, rodeados de crianças.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL67656-6174,00.html

Nenhum comentário: