6.1.08

Games: Jogos musicais turbinam indústria dos videogames

Games baseados em música devem aumentar faturamento. 'Rock Band' e série 'Guitar Hero' são alguns desses sucessos.

Os analistas são unânimes em afirmar que 2007 foi um ano excelente para o setor de videogames, em larga medida devido à ascensão na popularidade de títulos cuja base é a música.
O total de vendas de videogames (hardware e software) até outubro era de US$ 10,5 bilhões, ante US$ 7 bilhões no mesmo período do ano anterior, de acordo com dados do NPD Group, informou a Billboard.
Boa parte desse crescimento pode ser atribuído a um mercado mais estável para os consoles de nova geração: Xbox 360, PlayStation 3 e Wii. Mas outro fator são os "jogos casuais", segmento que inclui importantes games baseados em música. A popularidade dos jogos casuais estimulou a inesperada ascensão do Wii à posição de plataforma de videogame dominante. Suas vendas superam as do Xbox 360 e PS3.

E com o adiamento de alguns dos títulos dirigidos aos jogadores mais ávidos e as disputas quanto à censura etária de certos videogames, os jogos de música devem fazer verdadeira diferença no mercado, nesta temporada de festas e para o futuro. Confira uma lista com os principais videogames musicais do ano:

"Guitar Hero III: Legends of Rock" O primeiro título da série "Guitar Hero" em que a Activision usa seu novo estúdio de desenvolvimento, o Neversoft, depois da aquisição do estúdio original, Harmonix, pela MTV. "Guitar Hero III" deve se tornar o jogo mais procurado do ano, com 1,4 milhão de unidades vendidas nos seis primeiras dias depois do lançamento, em 27 de outubro.

"Guitar Hero II" A Activision criou essa versão de "Guitar Hero" para o Xbox pouco depois de adquirir a produtora Red Octane. O jogo vendeu mais de 2,8 milhões de unidades este ano, superado apenas por "Madden NFL 08" e "Halo 3".

"Rock Band" "Rock Band" vai além de "Guitar Hero" ao permitir que os usuários joguem não só com a trilha de guitarra, mas com as de baixo, bateria e vocais. Cada uma delas requer um controlador diferente, o que eleva o preço do jogo a US$ 170, ante US$ 70 para o "Guitar Hero 3". O jogo foi lançado em 20 de novembro e já vendeu mais de 1,3 milhão de cópias.
"SingStar" A série de karaokê "SingStar" recebe interface renovada e oferece a capacidade de comprar e baixar novas canções, em sua versão para o PS3. O título chegou às lojas em 6 de dezembro na Austrália e Reino Unido, mas só será lançado nos Estados Unidos no começo de 2008.

Nenhum comentário: