“Sou um pouco cientista e um pouco cobaia.” Essa é a definição de Gilberto Gil sobre a iniciativa de ser o primeiro artista brasileiro a ter um canal interativo dentro do You Tube. A nova mídia entrou no ar nesta segunda-feira (21) e já tem 107 vídeos do cantor, que vão de shows e entrevistas até imagens de família.
“Acho que é preciso que alguém experimente. Alguém tem que ir para os laboratórios trabalhar”, diz ele, que acredita que a iniciativa pode ajudar não só os novos artistas, mas também as políticas públicas dentro da questão do direito autoral e até as gravadoras a aprender a lidar com a ameaça que a difusão de músicas e vídeos na internet tem representado para as grandes corporações.
Atualmente existem cerca de 1500 registros com o nome de Gil no You Tube. A diferença agora é que uma equipe vai poder disponibiliza-los na nova página e torná-los mais visíveis. Há também a possibilidade do internauta se inscrever no portal para passar a receber uma notificação sempre que um vídeo novo for cadastrado.
Banda Larga
A relação de Gil com a internet vem se intensificando a cada trabalho. Na turnê “Banda Larga”, a cada etapa, vídeos, músicas e novidades eram postadas no seu site oficial.
“Banda Larga foi o que deflagrou esse movimento que se consagra agora. Daqui para frente quero disponibilizar mais de uma versão da mesma canção para que os discos sejam formados música por música. Isso serve tanto para CDs quanto para DVDs com multiformatos”, explica o ministro.
No ar, já é possível vê-lo de roupão num quarto de hotel ou ainda assistir vídeos do compositor com fãs famosos. “Fico muito satisfeito com essa possibilidade de poder postar o conjunto da obra, com o acervo todo e digitalizar um material de anos e anos, como fotos, vídeos, filmes e reportagens da imprensa”, diz ele.
O poder da internet, segundo Gil, é quase o Soneto da Felicidade, de Vinicius de Moraes. “Infinito enquanto dure. E vai durar”, disse Gil.
http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL267969-7084,00.html
-qualquer semelhança com o Predador (foto ilustrativa) é mera coincidência-
Nenhum comentário:
Postar um comentário