Dois meses depois do lançamento de "Rock band", o download pago de músicas adicionais do jogo atingiu a marca de 2,5 milhões, segundo as produtoras MTV e Harmonix. Por outro lado, a Activision divulga que vendeu, via download, mais de 5 milhões de novas músicas de "Guitar hero III: Legends of rock" desde novembro.
Em comparação, a operadora wireless Sprint levou quatro meses para vender 1 milhão de músicas ("reais", não de videogame) pelo seu serviço de download. Enquanto novos serviços de venda de música digital que competem com o iTunes e com serviços de download gratuito peer-to-peer se esforçam para convencer os consumidores a pagar US$ 1 por um single, músicas para download de jogos como "Rock band" e "Guitar hero" é que estão impulsionando as vendas das prateleiras digitais.
"Com uma base instalada ainda pequena de 'Rock band', não achávamos que 2 milhões de músicas seriam vendidas em oito semanas", disse Van Toffer, presidente da divisão de Música da MTV Networks. "Vivemos um tempo difícil para a música, em que a audiência sofre para pagar US$ 20 por um CD mas não pensa duas vezes em pagar US$ 50 por um jogo. A idéia de pagar US$ 0,99 ou US$ 1,99 por uma música e tocá-la repetidamente não parece ser um grande obstáculo às vendas".
Cada versão orginal de "Rock band" e "Guitar hero" tem mais de 50 músicas licenciadas, numa combinação de gravações originais e covers. Desde o lançamento, "Rock band" disponibiliza novas músicas toda semana em formato de singles ou pacotes com três músicas que podem ser adicionadas ao jogo original por preços entre US$ 0,99 e US$ 5,50.
"Guitar hero III" fez o mesmo, dando prioridade aos pacotes de três novas músicas ou resgatando aquelas de versões anteriores do jogo.
Embora a MTV não divulgue números específicos, ela declara que a maioria das músicas foi comprada pela rede do Xbox 360, contra uma minoria de usuários do PlayStation 3. De acordo com o grupo de consultoria NPD, "Rock band" vendeu 775 mil cópias no Xbox 360 até o final de 2007, contra 250 mil unidades no PS3.
O impacto dos jogos nas vendas dos artistas participantes, porém, não está totalmente claro. A MTV não detalha os dados de vendas, mas diz que o pacote de três músicas do Metallica ("Ride the lightning", "Blackened" e "And Justice for all") foi o mais vendido em "Rock band".
De acordo com a Nielsen SoundScan data, o download da "versão para ouvir" dessas três músicas teve um aumento de 31%, 39% e 48%, respectivamente, a partir do momento em que estavam disponíveis para compra em "Rock band", em comparação com o mês anterior.Mas esse aumento nas vendas atinge a casa das centenas, enquanto os downloads em "Rock band" chegam a centenas de milhares. Executivos de gravadoras estão estremecidos com os resultados. A MTV já tem planos de levar o formato a novos artistas, criando expansões dos jogos - tanto como produtos físicos como conteúdo para download - abordando gêneros e até artistas específicos.
"Estamos conversando com toneladas de bandas, das indies até as mais estabelecidas... não necessariamente para lançar catálogos completos, mas talvez para lançar álbuns clássicos e organizar pacotes especiais", disse Toffler.
E não há razões para que "Guitar hero" e "Rock band" sejam os únicos jogos a vender música. É só questão de tempo até que outros jogos comecem a oferecer download de música.
Jogos como a série "Madden", de futebol americano, a franquia Tony Hawk de jogos de skate e o lendário "Grand Theft Auto" são famosos por suas grandes trilhas sonoras. Oferecer aos jogadores a possibilidade de atualizar a trilha de seus jogos não é só uma opção tecnicamente possível, mas uma tendência nos próximos anos.
"É, com certeza, algo que nos interessa", disse Steve Schnur, chefe da divisão de música da produtora Electronic Arts, durante a Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas.http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL267879-6174,00.html
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