24.1.08

Pesquisadores transformam celular com câmera em mouse

Pesquisadores das universidades inglesas de York e Newcastle estão trabalhando em um novo uso para telefones celulares com câmera integrada, a fim de transformá-los também em mouses.

Segundo o site Digital Trends, a intenção do protótipo é que ativando a função Bluetooth em um desses aparelhos, seu proprietário possa utilizá-lo como mouse em terminais públicos de estações de trem ou aeroportos.

A câmera localizaria as coordenadas do monitor e o software ajudaria a controlar o cursor na tela. Todavia, ainda que possua um alto potencial, a tecnologia precisa de inúmeras melhorias até que possa ser disponibilizada comercialmente.

"A captura de imagem e taxa de processamento no celular ainda é um tanto lenta e você não pode mover o telefone tão rapidamente quanto gostaria. Isto é o que tentaremos resolver em um próximo protótipo", declarou Nick Pears, pesquisador da York envolvido no projeto, ao site VNUNet.

Segundo o site neozelandês Geekzone, vários celulares equipados com Bluetooth já oferecem funções de apontador e controlador de dispositivos remotos, como por exemplo os da linha Sony-Ericsson, em que alguns modelos podem exercer controle remoto sobre PowerPoint e Windows Media Player. Uma nova ferramenta, porém, estende esta facilidade em aparelhos Sony-Ericsson para qualquer aplicação compatível com o protocolo HID (Human Interface Profile) rodando em Windows ou em MacOS X. Tais funcionalidades, no entanto, não fazem uso da câmera embutida no celular.

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2267669-EI4799,00.html

Nenhum comentário: