22.2.08

Acusada de monopólio, Microsoft libera código de principais softwares

A Microsoft afirmou nesta quinta-feira (21) que tornará disponível elementos tecnológicos centrais de alguns de seus softwares mais vendidos para aumentar a interoperabilidade de seus programas com produtos rivais e de clientes.

Para facilitar essa conexão, a empresa publicará em seu site informações importantes (API, sigla em inglês para interface de programação avançada) sobre o funcionamento do sistema operacional Windows Vista e dos programas Windows Server 2008, SQL Server 2008, Office 2007, Exchange Server 2007 e Office SharePoint Server 2007, bem como todas as futuras versões desses produtos.

A Microsoft também comprometeu-se a não processar programadores de software livre pelo desenvolvimento ou distribuição não comercial de produtos que usem as informações que está liberando.

Investigação e processo

Em janeiro, a Comissão Européia iniciou nova investigação antitruste contra a Microsoft para averiguar se a companhia violou regras de competitividade para ajudar na disseminação de seu navegador de internet e de seus produtos Office e Outlook entre os usuários.

A Comissão Européia afirmou que o anúncio da gigante do software não soluciona as alegações contra a empresa e que irá tentar monitorar o compromisso da Microsoft.

"Este anúncio não tem relação com a questão de se a empresa cumpriu ou não as regras antitruste nesta área no passado", afirmou o executivo da União Européia em comunicado.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL308641-6174,00.html

Nenhum comentário: