22.2.08

Xbox 360 vai ter 'YouTube' dos jogos

A Microsoft anunciou nesta quarta (20) que a rede do Xbox 360 vai passar a distribuir jogos criados por usuários com a ferramenta XNA, kit da empresa para desenvolvimento de games.

O anúncio aconteceu durante a Game Developers Conference (GDC), evento que reúne desenvolvedores de jogos em São Francisco, na Califórnia (EUA).

O novo serviço fará parte da Live Arcade, seção da rede Xbox Live voltada aos jogos "casuais", mais simples que aqueles vendidos pelo catálogo oficial do videogame.

O "clube dos criadores" vai entrar em fase de testes e deve funcionar ainda no primeiro semestre de 2008.

Chris Satchell, chefe das operações do XNA, disse que a decisão vai dar visibilidade aos criadores independentes e deve duplicar o catálogo da Live Arcade, completando 1 mil jogos até o final de 2008.

A Xbox Live, que ainda não tem presença oficial no Brasil, mas pode ser acessada por usuários brasileiros, foi criada há cinco anos e tem 10 milhões de assinantes - que se dividem entre a conta gratuita (silver) e a "especial" (gold).

A Microsoft também informou que o XNA poderá ser usado para criar jogos para o Zune, tocador multimídia concorrente do iPod, da Apple. Para utilizar a ferramenta de criação é necessário pagar taxa anual de US$ 99. Universitários de países como China, Alemanha, Estados Unidos e Inglaterra, porém, terão acesso gratuito ao software.

Obstáculos na criação

A oferta de jogos independentes deve reforçar a posição da Microsoft diante da concorrência com a Sony e a Nintendo, que em 2007 lançou a WiiWare, que permite a distribuição de jogos de usuários pela rede do videogame Wii.

Para Colin Sebastian, analista da Lazard Capital Markets, a medida pode incentivar desenvolvedores independentes a criarem jogos para o Xbox 360. “Isso torna o desenvolvimento e a distribuição de jogos mais acessíveis”, diz ele.

A Microsoft não informou se o serviço será gratuito ou vai gerar lucro para os criadores. Para o designer Phil Fish, da empresa canadense Polytron, a criação de jogos nunca vai ser fácil, mesmo com a ferramenta de Microsoft. Ele criou o jogo "Fez" usando o XNA e esperar conseguir US$ 10 por download em seu próprio site.

Jason DeGroot, também da Polytron, vê vantagem na visibilidade que criadores independentes podem ter na Xbox Live, mas teme que a rede seja inundada com jogos de qualidade duvidosa. "Não é fácil criar jogos. Eles [Microsoft] podem estar dando um tiro no pé", diz.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL308010-6174,00.html

Nenhum comentário: