31.3.08

Piratas provocam ataques epiléticos em usuários de fórum na web

Uma ação de um grupo de piratas virtuais em um fórum na internet provocou ataques epiléticos em um grupo de pessoas, segundo informações da Epilepsy Foundation, entidade americana dona do serviço que sofreu o ataque. Os invasores postaram imagens animadas que piscavam em alta intensidade - o que pode disparar crises convulsivas.

"Várias pessoas foram afetadas", afirmou o diretor do site, Ken Lowenberg, em entrevista ao site da revista americana Wired. "Não sabemos ao certo o número de vítimas, no entanto. Muitas pessoas podem nem ter voltado a freqüentar o fórum após o ocorrido", disse.

O incidente, possivelmente o primeiro ataque virtual a provocar danos físicos às vítimas, começou no dia 22 de março, quando os criminosos postaram centenas imagens animadas no fórum. No dia seguinte, a tática foi aprimorada: por meio de links automáticos em linguagem JavaScript, eles postaram tópicos que redirecionavam os leitores para sites com imagens mais complexas, capazes de disparar os ataques epiléticos em pacientes fotosensíveis e com sensibilidade a movimentos padronizados.

À Wired, uma paciente conta que "travou" após clicar em um tópico aparentemente legítimo do fórum da Epilepsy Foundation. A janela do navegador entrou automaticamente em tela cheia, e diversos quadrados piscando em ritmos e cores diferentes apareceram no monitor do computador.

Ataques epiléticos fotosensíveis ou induzidos por padrões podem ocorrer em jogos de videogame ou mesmo quando o paciente está assistindo televisão. Há pouco mais de dez anos, um episódio do desenho animado Pokémon levou cerca de 700 crianças no Japão para o hospital por conta de convulsões.

Segundo a Epilepsy Foundation, a epilepsia é uma doença que afeta cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo. Destas, cerca de 3% são fotosensíveis, ou seja, estão sujeitas a convulsões disparadas por luzes e imagens piscantes.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL374591-6174,00.html

Nenhum comentário: