31.3.08

Raúl Castro libera uso irrestrito de celulares em Cuba


Depois de permitir a venda de alguns aparelhos eletrônicos até então proibidos pelo Estado cubano, o novo presidente, Raúl Castro, anunciou nesta sexta-feira (28), de acordo com a agência de notícias Reuters, que irá liberar o uso irrestrito de telefones celulares a todos os habitantes da ilha.

Cuba tem hoje a menor taxa de uso de celulares na América Latina. Segundo a Reuters, a estatal ETECSA, que monopoliza o setor, anunciou que irá disponibilizar o serviço ao grande público nos próximos dias, num artigo publicado no jornal Granma.

Apenas alguns cubanos têm hoje o serviço de telefonia celular, por meio de estrangeiros ou em seus locais de trabalho.


Mudanças

Em seu primeiro mês à frente do governo cubano, Raúl Castro autorizou a venda de alguns aparelhos eletrônicos até então proibidos pelo Estado.

De acordo com a agência de notícias Reuters, um memorando interno do governo eliminou as restrições a "alguns aparelhos que eram proibidos".

A lista inclui computadores, televisores de 19 e 24 polegadas, alarmes de carro, microondas, entre outros produtos que agora podem ser comprados pelos cubanos.

"Baseado na melhora da eletricidade disponível, o governo aprovou a venda de alguns equipamentos até então proibidos", diz um memorando interno do governo obtido pela Reuters nesta quinta-feira (13).

Raúl Castro, de 76 anos, está no comando de Cuba desde julho de 2006, quando seu irmão, Fidel Castro, deixou provisoriamente o poder para se recuperar de uma cirurgia. Neste ano Raúl assumiu o poder na ilha de forma definitiva.

"A prioridade do país será atender as necessidades básicas da população, tanto materialmente quanto espiritualmente", afirmou Raúl no passado recente, quando substituiu seu irmão.


http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL373095-5602,00.html

Nenhum comentário: