19.4.08

Apple ou no Google: quem inova mais?


Está para ser criado um ranking absolutamente justo. O das empresas mais inovadoras da BusinessWeek, que acaba de sair, é mais uma prova disso.

Que a BusinessWeek sabe do fala quando aborda tecnologia, não há dúvida. Mas veja aí acima as 24 empresas de tecnologia citadas entre as 50 mais inovadoras. Se você estranhou a News Corp entre as 24, explico: ela está aí por conta do MySpace, que comprou e transformou numa plataforma fertilíssima de iniciativas na internet.

Voltando ao ranking: Amazon em décimo-primeiro lugar? Que ela fique atrás da Apple e do Google, vá lá. Mas mereceria pelo menos a terceira posição. Não há empresa que tenha derrubando tantas vacas sagradas do varejo até hoje – e nenhuma outra que inove tanto arriscando a canibalização de seus próprios negócios.

Se a RIM entrou no ranking, por que ficou de fora a HTC? A folha corrida de inovações da HTC fica devendo para muito poucas fabricantes de celulares – e eu não consigo pensar em nenhuma fora a Apple e a Nokia.

A eBay tem currículo para ter entrado em muito ranking de inovação, mas, no momento, está inovando em quê? A última grande coisa que a empresa fez foi comprar a Skype – esta, sim, uma empresa radicalmente inovadora, embora mais acomodada desde a aquisição.

Enfim, vamos ao primeiro lugar. Apple ou Google? O iPhone é um argumento de força avassaladora. Mas se pensarmos em mudança de comportamento, quem deveria ficar em primeiro lugar?

Para ver o ranking completo da BusinessWeek, vá à home do site da revista. Procure a careca do Jeff Bezos, da Amazon, e clique em Table: Regional Rankings..

http://info.abril.com.br/blog/sandra/20080418_listar.shtml

Nenhum comentário: