19.4.08

Resistência dificulta uso de software livre em universidades

A migração para software livre dentro de universidades está sendo amplamente discutida na 9ª edição do fisl, em Porto Alegre. Na oficina "Software Livre na educação Universitária: Os estudantes de computação e o software livre", representantes da Enec (Executiva Nacional dos Estudantes de Computação) falaram sobre as dificuldades que encontram em mudar os sistemas operacionais dentro das instituições de ensino superior.

"A implementação do sistema, tanto em faculdades de computação quanto em outros cursos, esbarra na resistência de alunos e professores", afirma Renata Andrade Pereira, diretora de Inclusão Digital pela Enec. Além disso, de acordo com a diretora, a própria administração das universidades ainda não estaria preparada para utilizar o software.

Outros problemas levantados, também pelo público, mostraram que, além das dificuldades técnicas, há uma questão cultural do uso não apropriado de um sistema de código aberto.

Às vezes o aluno tem o acesso ao software livre, mas acaba utilizando como se fosse um software proprietário: não customiza, não explora as possibilidades de adaptação.

Outra questão defendida pela Enec é a implantação do "Currículo Livre". O objetivo desse projeto é identificar alternativas livres para software utilizado em disciplinas de cursos de computação. "A campanha do Currículo Livre está parada na Enec, por enquanto, mas um dos objetivos aqui no fisl é interagir com o público para retomarmos o projeto", afirma o presidente da Executiva, José Honorato Ferreira Nunes.

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2756659-EI11562,00.html

Nenhum comentário: