21.4.08

Barato e despretensioso, game que une música e corrida faz sucesso na web

Uma nave voa sobre uma pista psicodélica que segue a música, traduzida visualmente por blocos de "Tetris" que vão sendo atropelados para somar pontos. A aparente "paranóia" desse exemplo é realidade desde fevereiro de 2008 no jogo "Audiosurf", que permite ao jogador transformar sua lista de músicas em pistas futuristas para surfar entre notas, acumular pontos e, eventualmente, figurar no ranking mundial.

A experiência é bem simples. O jogador escolhe uma música (do jogo, ou de seu próprio computador), que é transformada em pista virtual. As notas são sincronizadas com peças coloridas de "Tetris", que vão sendo atropeladas pela nave do jogador para formar seqüências e gerar pontos enquanto o ritmo da música é refletido em explosões de cores.

"Audiosurf" (US$ 9,95) é vendido exclusivamente pela internet, por meio do sistema de jogos Steam. Ou seja, o jogador deve ter o programa instalado e disponibilidade de cartão de crédito internacional para efetuar o pagamento. Exclusivo para computadores, o jogo pede, no mínimo, processador Pentium 4 e 512 MB de RAM.

Blips e blops

Quem acompanha a história dos games logo percebe as referências de "Audiosurf". Pistas futuristas de jogos como "F-Zero" e "Wipeout", notas musicais de "Guitar hero", tradicionais peças de "Tetris" e uma sensação de estar desviando dos rivais no clássico jogo de corrida "Enduro", do Atari.

O objetivo é conseguir o máximo de pontos empilhando peças de cores semelhantes, para formar as maiores combinações. Mas o que realmente impressiona são as reações do cenários aos diferentes gêneros musicais.


Velocidade da luz (e do som)

"Audiosurf" é um banquete de sensações audiovisuais envolventes. Se você escolher "tocar" um jazz clássico, vai passear por peças semi-ordenadas, em ritmo "civilizado" na pista tranqüila. Se optar por um heavy metal acelerado, que empilha dezenas de peças em seqüência, vai ver o passeio se transformar em descida alucinada por túneis brilhantes.

Além dos ritmos de cada música, a dificuldade escolhida também influencia na "corrida musical". Os iniciantes podem voar com a uma nave "mono", coletando peças sem preocupação, mas os experientes que decidirem arriscar as opções mais avançadas terão a opção de trocar peças de lugar, mudar cores e até saltar sobre obstáculos.

Topo das paradas

Depois de correr por uma música, o jogador tem seu resultado registrado no ranking mundial, e pode comparar sua posição com a de seus amigos, ou ainda procurar concorrentes do mesmo país.

Para incentivar a competição, "Audiosurf" recomenda que o jogador escolha as músicas mais tocadas - disponíveis no site oficial.

Quando o jogador tem algum recorde derrubado, é avisado por e-mail e convidado a voltar ao jogo e recuperar o título.


Assim como jogos de Xbox 360 e outros do serviço Steam, "Audiosurf" oferece conquistas que podem ser colecionadas. Termine uma música sem errar, por exemplo, e ganhe um selo de "troféu" para a coleção.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL417793-6174,00.html




Nenhum comentário: