21.4.08

Site mapeia crimes em cidades brasileiras


A identificação de zonas perigosas em diversas cidades brasileiras é o objetivo que Vasco Furtado, professor da Universidade de Fortaleza, tinha em mente quando criou o Wikicrimes, software que permite o acesso e registro de ocorrências criminais no computador diretamente em um mapa digitalizado.

O mapeamento do crime permite alertar o cidadão e orientar os órgãos públicos no planejamento de suas ações. O site que oferece o serviço afirma que a publicidade do registro das ocorrências criminais traz acima de tudo transparência, "pois quebra a lógica de monopólio das informações pelo Estado".

Roubos, furtos e homicídios são alguns dos crimes que podem ser registrados no site, mas apenas por pessoas cadastradas no sistema. Não é necessário cadastro, no entanto, para ter acesso às informações.

A filosofia que norteia o Wikicrimes é a mesma da enciclopédia Wikipedia. Parte-se do princípio que a participação individual pode gerar uma sabedoria das massas - se todos participarem o mapeamento criminal passa a ser feito colaborativamente e todos terão o benefício de ter acesso às informações de crimes no mapa.

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2761559-EI4802,00.html

Nenhum comentário: