19.4.08

Brincadeira de dublagem faz sucesso e impulsiona rival do YouTube

Em abril de 2007, uma empresa de produção de conteúdo para a internet de Nova York mudou de escritório. Para celebrar a chegada à casa nova, um grupo de funcionários da Connected Ventures resolveu fazer um clipe com a participação de todos que trabalhavam na empresa. A música escolhida foi 'Flagpole sitta', gravada em 1998 pela banda americana Harvey Danger.

Veja o clipe

A brincadeira de escritório acabou bombando na rede, e impulsionou o site de compartilhamento de vídeos da Connected Ventures, o Vimeo, na difícil missão de enfrentar o líder absoluto do setor, o YouTube. O clipe também gerou uma onda de dublagens 'coletivas' em escritórios, o que obrigou a empresa a criar o site OfficeLibDub, que reúne os vídeos inspirados pelo filme original.

"Começamos a receber currículos após a publicação do vídeo", afirmou Jakob Lodwick, criador do Vimeo e 'diretor' do clipe, em entrevista ao 'Washington Post'. "Entramos no mapa da internet com nossa brincadeira", conta.

O sucesso também foi constatado pelo surgimento de "respostas" ao clipe original. Além do conceito da 'dublagem coletiva', os novos vídeos reproduziam até mesmo a estética do trabalho dos funcionários do Vimeo. Os clipes são gravados em um único plano-seqüência, e a câmera 'passeia' pelo cenário. "Qualquer um consegue fazer uma dublagem como essas", afirma Lodwick. "É fácil, simples, gravamos tudo em um dia, no fim do expediente."

Entre os clipes inspirados em 'Flagpole sitta', Lodwick elogia a dublagem de 'Undone', do Weezer, feita pela empresa francesa Heaven, e o trabalho dos uruguaios da Infocorp's, que recriaram a música 'Ya no sé qué hacer conmigo', do grupo 'El Cuarteto de Nos'.

O mais curioso, no entanto, foi feito por funcionários do escritório francês da AOL: a empresa havia anunciado que iria demitir boa parte dos empregados no país. O clipe serviu como uma espécie de despedida. No final, inclusive, os funcionários cantam 'L'Amour à la Française' em frente a um anúncio de 'aluga-se'.

Quer fazer seu clipe?
Para quem se animou e pretende reunir colegas de trabalho - ou mesmo amigos - para fazer uma dublagem, vale a pena dar uma olhada no "making of" publicado pela equipe do Vimeo. Também é bom dar uma olhada nas três dicas básicas dadas pelo próprio criador do clipe original, Jakob Lodwick:

- O mais importante é ter um diretor. É um trabalho em grupo, mas é preciso que alguém coordene a gravação.

- Não se preocupe com o equipamento. Qualquer câmera capaz de gravar vídeos serve. A edição também é simples: basta adicionar a música, e programas como iMovie, da Apple, e Movie Maker, parte do Windows XP.

- Ensaiar e planejar muito só atrapalha. A graça é ser espontâneo. É preciso planejamento, mas sem exagero. E pequenos erros acontecem. É provável que, na primeira vez, o clipe não fique perfeito. O importante é se divertir: vai ficar bem melhor na tentativa seguinte.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL417657-6174,00.html

Nenhum comentário: