23.4.08

TV da Embratel é complementar, diz NET

A NET avalia que o ingresso da Embratel no setor de TV por satélite complementa o serviço por cabo.

A Embratel, controlada pelo grupo mexicano Telmex, detém fatia minoritária na Net.

"Sobre essa concorrência, acho que vem ajudar a Net. Não vai haver interesse de competir em cima do mercado onde a Net atua, será complementar, em nosso entendimento", afirmou o presidente da maior operadora de TV paga do país, José Antonio Felix.

A Embratel levou recentemente ao órgão regulador (Anatel) um pedido de licença para operar TV via satélite. O pedido, entretanto, ainda não foi analisado pela agência.

"A tendência que vejo é que não mude muita coisa. Ao contrário, que tire o foco das operadoras de DTH da Net porque terão outro concorrente para brigar", comentou o executivo em teleconferência com analistas, nesta terça-feira, sobre o resultados do primeiro trimestre.

Com receita líquida 27 por cento maior entre janeiro e março frente ao mesmo período de 2007, somando 830 milhões de reais, e crescimento de 15 por cento na base de clientes de TV por assinatura na comparação anual, para 2,56 milhões, a Net informou ter registrado o melhor primeiro trimestre da história da empresa.

"Nunca crescemos tanto e de maneira tão sustentável", afirmou Felix. "Os números mostram a capacidade da Net de atuar em um mercado competitivo, mas tão importante quanto a estratégia é a capacidade de executar bem essa estratégia", disse.

Para a analista Vera Rossi, do Morgan Stanley, a Net está "bem posicionada para as mudanças no ambiente competitivo no Brasil", o que levou a corretora a reiterar a recomendação de "acima da média do mercado" para investimento.

Mais importante que os números positivos divulgados na sexta-feira, Rossi identifica a estratégia da Net de "continuar a aumentar a penetração de serviços sobre a sua base de clientes". O Morgan Stanley projeta preço-alvo de 18 dólares por recibo de ação da Net no mercado norte-americano, que nesta terça estava sendo negociado a 12 dólares.

COMO FICA O ANO

Embora a Net prefira não divulgar diretrizes de resultados (guidance), o diretor Financeiro e de Relações com investidores, João Elek, informou que a expectativa é de crescimento da base de assinantes, em termos absolutos, não inferior ao de 2007.

No ano passado, a Net conquistou mais de 300 mil assinantes de TV paga e mais de 500 mil em banda larga. Nos serviços de vídeo digital e telefonia, as adesões líquidas ficaram em torno de 400 mil.

A maior parte dos investimentos do ano passado e os previstos para este ano -- ao redor de 770 milhões de reais-- será destinada à "aquisição" de clientes. No primeiro trimestre, os investimentos somaram 172 milhões de reais, sendo que 77 por cento foram destinados à instalação de novos assinantes.

Apesar de custos operacionais 33 por cento maiores, incluindo despesas com mão-de-obra necessária para sustentar metas de qualidade de atendimento e manutenção de clientes, a geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) aumentou 20 por cento no primeiro trimestre em relação a 2007, para 225 milhões de reais.

A margem operacional ficou em 27 por cento, "dentro do patamar considerado adequado para o crescimento da companhia", segundo Elek. Para o ano, a estimativa é de que fique entre 26 e 28 por cento.

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/042008/22042008-16.shl

Nenhum comentário: