27.5.08

E-mail salva tribo indígena de guerra contra madeireiros na Amazônia

Um e-mail ajudou uma tribo de índios ashaninkas do Acre, na fronteira entre Brasil e Peru, a evitar uma guerra contra madeireiros peruanos. Ao decidirem enfrentar a invasão dos madeireiros peruanos, os índios enviaram uma mensagem eletrônica para ONGs de todo o mundo.

O texto foi parar nas mãos do Governo Federal, que reforçou a tribo no combate com helicópteros das Forças Armadas e agentes da Polícia Federal.

Assim como boa parte das tribos da Amazônia, os ashaninkas normalmente se comunicam por rádio-amador, mas nem sempre o meio é seguro. "Às vezes tem coisas secretas, que só nós e a Polícia Federal podemos saber", conta um dos índios.

Se tivessem entrado em guerra contra os madeireiros, os índios teriam enfrentado um conflito desigual. Enquanto seus adversários contam com fuzis e sistemas de comunicação de longo alcance, o ashaninkas se defenderiam com arcos e flecha.

Para "eqüilibrar" o conflito, os índios apostaram no computador, conectado à internet por meio de uma antena parabólica. Apenas cinco pessoas na tribo sabem utilizar o PC. O filho do cacique da aldeia teve a idéia de enviar o e-mail que acabou salvando a tribo. A Polícia Federal prendeu os invasores peruanos, e as toras retiradas de maneira ilegal foram dinamitadas.

O acesso à rede na tribo dos ashaninkas foi instalado pela ONG Comitê para Democratização da Internet, que levou a rede para outras quatro aldeias da Amazônia.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL537306-6174,00.html

Nenhum comentário: