24.5.08

Funcionários podem passar por detector de mentiras

Um novo software de análise de voz criado pelas empresas inglesas Digilog e Capita pode se tornar um aliado do setor privado e dificultar a vida dos funcionários que gostam de mentir para seus patrões a fim de ganhar um dia a mais de folga.

Segundo o site ITPro, o Voice Risk Analysis é um software que funciona como polígrafo digital e ajuda a detectar mentiras que poderiam passar despercebidas por ouvidos humanos, graças a um eficiente mecanismo de análise de estresse na voz do locutor.

O programa foi testado pelo Departamento de Trabalho e Aposentadoria de Harrow, na Inglaterra, para tentar reduzir a fraude de benefícios, tarefa que realizou com sucesso.

"Estas notícias positivas e encorajadoras do teste piloto mostram que a tecnologia está ajudando a combater fraude", explicou o ministro antifraude James Plaskitt, acrescentando que o software agilizará a revisão dos pedidos para aqueles que merecem legitimamente o benefício.

O Voice Risk Analysis está sendo testado, também, em outros seis pontos ingleses e podem ajudar em outros setores como, por exemplo, a fraude de seguros.

Nenhum comentário: