24.5.08

Guinness dos games é bíblia e guia dos curiosos ao mesmo tempo


E pensar que você viveu até hoje pensando que o primeiro amor de Super Mario se chamava Peach. Errado: o nome da princesa era Pauline, que apareceu em "Donkey Kong", jogo de 1981 que só foi "100% completado" em 2007 - o norte-americano Billy Mitchel conseguiu 1.050.200 pontos.

Essas e outras milhares de informações indispensáveis na formação de um cidadão moderno estão nas 256 páginas do Guinness World Records 2008 - Gamer´s Edition, publicação que marca a estréia do livro dos recordes no vasto mundo das diversões eletrônicas. Lançado nos Estados Unidos no início do ano, o Guinness dos games chega ao Brasil em capa dura, páginas coloridas e preço sugerido de R$ 69,90 (Ediouro).

O livro reúne números de vendas, recordes de pontuação feitos por jogadores e curiosidades sobre jogos antigos e recentes. De "Pac-Man" a "GTA", o livro aborda os principais nomes e é dividido em gêneros, como luta e tiro. Também existem entrevistas com personalidades, seções dedicadas aos consoles, aos fliperamas e à Twin Galaxies, entidade que registra os recordes mundiais dos games.

Números que assustam

No mundo dos games, os números se dividem em duas partes: a chata e a curiosa. A primeira diz respeito ao mundo financeiro, e aparece no livro dos recordes sob a forma de "jogos mais vendidos", "produções mais caras" e "lucro mais rápido", por exemplo. São informações pouco interessantes, mas que acabam preenchendo uma lacuna existente no mercado editorial, principalmente no Brasil.

Já os números curiosos são o grande apelo das notas espalhadas pelo livro. Uma rápida pesquisa revela resultados incríveis: um episódio de Pokémon causou 635 ataques epiléticos em 1997 no Japão, o RPG "Oblivion" tem 395.696 pedras espalhadas por 163.492 km2 e o RPG on-line "Ultima Online" tem 25.103.295 palavras, que ocupam 6.006.313 linhas de programação.


Mestres dos games


Entre os entrevistados estão personagens conhecidos e algumas surpresas. O juiz Walter Day fala sobre os recordes da Twin Galaxies e o compositor Tommy Tallarico fala sobre músicas nos games. Já o quase anônimo Victor de Leon III, de 10 anos de idade, conta como é ser o jogador profissional mais novo do mundo. Ele começou jogar aos 2 anos e disputou o primeiro campeonato aos 4.

Quem se destaca com o joystick e tem sua pontuação registrada pelas autoridades também marca presença no livro dos recordes. Exemplos: o canadense Brian Sulpher, que marcou 331 pontos em uma partida de basquete de "Tecmo NBA Basketball", do SNES, e o brasileiro Rodrigo Lopes, recordista mundial em "Pitfall", que tem ainda cinco recordes em jogos da série "The legend of Zelda" e outro em "Metal gear solid".

Como obra de referência para estudiosos, profissionais e jogadores, o Guinness dos games é peça obrigatória. Para curiosos, é fonte de leitura e descobertas intermináveis. Em alguns momentos a publicação exagera no destaque aos recordes de vendas e de mercado, mas logo reverte a situação com fatos pitorescos e informações que, até então, eram rotuladas como "lendas" por não terem sido oficializadas em livros desse porte.


http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL489490-6174,00.html

Nenhum comentário: