As novas carteiras possuem um código de barras que permite às empresas copiarem os dados da caderneta eletronicamente. Quem tirar o novo documento, receberá ainda um cartão magnético.
O cartão será enviado para o endereço do trabalhador em até 90 dias após ele retirar a caderneta de papel.
Com o cartão, será possível consultar em terminais físicos e no site do ministério informações como depósitos no FGTS, tempo de contribuição e dados bancários sobre os recursos do trabalhador.
A partir de 2009, o cartão servirá também para que o trabalhador que perder seu posto saque seu seguro desemprego direto num caixa eletrônico, sem precisar passar pela fila de bancos como Caixa Econômica para o saque.
A nova carteira já está disponível para quem for às representações do ministério do Trabalho no Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro. Até agosto, ela estará presente em todos os postos do ministério no Brasil, disse o ministro do Trabalho, Carlos Luppi.
As atuais carteiras de trabalho continuam válidas e os novos modelos vão substituir gradativamente os modelos antigos, na medida em que os trabalhadores tirarem nova documentação.
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/042008/30042008-23.shl
Nenhum comentário:
Postar um comentário