17.6.08

Android e iPhone criam novos negócios

As plataformas para os celulares 3G darão mais oportunidades para criadores de software independentes.

Tanto a Apple, criadora do iPhone, quanto o Google, que dissemina o sistema Android, prestigiam o modelo de distribuição aberta do seus códigos. Isso facilita a vida dos desenvolvedores, que encontram uma vitrine maior para seus trabalhos.

“O Android e o iPhone são exemplos de iniciativas que fomentam a cauda longa, democratizando o surgimento de aplicações no celular”, disse Leonardo Tristão, diretor de novos negócios do Google Brasil, hoje, no Seminário INFO de Internet Móvel.

Um dos grandes benefícios do Android e do iPhone é o fomento do mercado de desenvolvedores, que pode ser rentável se encaixando em modelos de negócio diferentes.

Minha aposta é que Apple e Google continuarão a trabalhar juntos”, crava Luís Minoru Shibata, diretor executivo da Ipsos Public Affairs.

Com seis milhões de aparelhos vendidos, o iPhone é encarado pelo Google como um aliado e não como inimigo. “O iPhone nos mostrou com sua explosão de vendas que a facilidade de uso é o maior apelo para que os usuários acessem a internet móvel. E esse é uma meta compartilhada pelo Google”, explicou Tristão.

De acordo com ele, o Youtube Mobile tem um número esmagador de acessos via iPhone se comparados com os de outros telefones. O mesmo acontece com os números de buscas. Muito mais acessos são feitos via iPhone do que outro celular.

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/062008/16062008-16.shl

Nenhum comentário: