O modelo das lojas Apple Store, que demonstram e vendem aparelhos da fabricante de Macs e iPods, pode servir de inspiração para um propósito completamente diferente: recrutar novos soldados.
Sites internacionais com o Gizmodo estão noticiando que o exército americano, com a queda no alistamento de mão de obra, procura alternativas para incentivar interessados a ingressarem nas tropas militares.
"Se você pensar em um centro de recrutamento clássico, seus formulários e folhetos são tão empolgantes quanto uma agência de correio. Por que apenas descrever quando você pode demonstrar?", perguntou Marc Babej, da firma de consultoria em marketing Reason Inc.
Babej se refere, logicamente, aos simuladores utilizados pelo exército, como por exemplo o jogo America's Army, uma forma de propaganda com objetivo de cativar o público mais jovem e mostrar um pouco mais o processo de treinamento recebido para diferentes missões.
O primeiro centro interativo terá três grandes simuladores, telões e réplicas de armas, com previsão de abertura para agosto de 2008, em uma cidade ainda a ser determinada e, caso tenha sucesso, será copiado para diversos outros locais ao redor do país.
Para alguns especialistas, entretanto, o centro pode ser controverso e, por isso, pode ser fechado pouco tempo depois de ser lançado. Em 2007, o exército americano gastou US$ 172 milhões em publicidade, somados a US$ 37 milhões só no primeiro trimestre deste ano, conforme noticiou o site BrandWeek.
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