20.6.08

Cientistas conseguem mapear genoma do 'primo mais simples' dos vertebrados

Um consórcio internacional conseguiu mapear o genoma de um primo extremamente primitivo dos vertebrados, o anfioxo, um invertebrado marinho que não mudou em 500 milhões de anos e que se parece muito com o ancestral de todos os vertebrados, incluindo o homem moderno. Assim explicou o especialista Jordi García-Fernández, do Departamento de Genética da Universidade de Barcelona, um dos responsáveis pela pesquisa, que é capa da última edição da revista científica "Nature".

O trabalho permitiu decifrar um desafio no qual os cientistas trabalhavam após o mapeamento do genoma humano em 2001, e que será a chave para entender a evolução genética dos vertebrados e do genoma humano. "Em 95% do genoma humano podem ser encontradas regiões parecidas com as do genoma do anfioxo", explicou o cientista espanhol.

Segundo ele, isto quer dizer que apenas poucas centenas de genes marcariam a diferença entre o genoma humano e o do anfioxo (o homem tem pouco mais de 20 mil genes e o anfioxo aproximadamente 20 mil). Parece que precisamente esses genes diferentes teriam sido decisivos no processo evolutivo que deu origem aos vertebrados.

O genoma dessa espécie de fóssil vivo é muito parecido com o genoma dos humanos, mas "muito mais simples", e seu plano corporal também é uma versão singela do que é um vertebrado. Graças à possibilidade de comparar o genoma do homem e o do anfioxo foram identificadas entre 50 e 100 regiões do genoma humano "altamente conservadas" durante 500 milhões de anos.

Importantes

Assim, pode se deduzir que essas regiões são muito importantes embora sejam desconhecidas ainda suas funções, segundo os especialistas.

"Parece que o genoma do anfioxo está congelado, ou seja, é muito primitivo, e ao compará-lo com o do homem, pode se saber exatamente de onde vem cada pedaço de nossos 23 cromossomos evolutivamente", disse.

Atualmente, há 29 espécies de anfioxo no litoral de todo o planeta, mas para pesquisas só são usadas três: Branchiostoma floridae (Estados Unidos), Branchiostoma lanceolatum (Europa) e Branchiostoma belcheri (Ásia).

O estudo publicado na "Nature" e em outras revistas analisa a estrutura genética do genoma do anfioxo da Flórida (B. floridae), dotado de 19 cromossomos e 520 megabases, e revisa os dados genéticos no contexto evolutivo dos cordados.


Agencia EFE

Nenhum comentário: