17.6.08

Mozilla libera versão final do Firefox 3, e aguarda recorde

Foto: Divulgação



A Mozilla Foundation, desenvolvedora do navegador Firefox, lançou oficialmente às 14h desta terça-feira (17) a versão finalizada do Firefox 3. Após três anos de desenvolvimento e seis meses de testes com o público, o programa está disponível para download no site oficial da Mozilla, ou na página especial do "Download Day 2008". É possível que os sites fiquem congestionados nas primeiras horas.

O objetivo da campanha "Download Day 2008" é a quebra de um recorde: a Mozilla convocou os usuários das versões anteriores do Firefox para baixarem o programa e conseguir o maior número de downloads no período de 24 horas logo após o lançamento.

O download do novo navegador é recomendado para todos os usuários de Firefox, já que o programa corrige problemas (ou "bugs"), inclusive de segurança, das versões anteriores.

Desde a terceira versão beta do novo programa, os desenvolvedores recomendam que os internautas troquem o Firefox 2 pelo navegador mais recente. "O Firefox 3 é muito mais estável que qualquer outro navegador", afirma o vice-presidente de engenharia da Mozilla Corp., Mike Schroepfer.

Entre as adições ao Firefox 3 estão recursos de segurança e capacidade dos usuários navegarem por sites quando não estão conectados à internet. Outras novidades são o novo gerenciador de downloads, a barra de endereços e a lista de sites favoritos. A Mozilla também afirma que o programa usa menos memória que o Firefox 2.


Concorrência com o Explorer

Lançado oficialmente no final de 2004 como "substituto" do finado Netscape Navigator, o browser é hoje o principal concorrente do Internet Explorer, da Microsoft, que é usado por cerca de 75% dos proprietários de computadores, de acordo com a Net Applications, uma empresa de monitoramento de participação de mercado.

O Firefox tem hoje 170 milhões de usuários no mundo e 18% de participação no mercado de navegadores. Embora esteja distante do líder, o número pode ser considerado impressionante, já que a maioria dos usuários de Firefox escolheu baixar o software da internet por vontade própria, mesmo com o Internet Explorer já instalado de fábrica em seus PCs.


Um comentário:

Crowley disse...

para los que a estas alturas no pueden descargar firefox 3 y no les importa el record mundial y sí tener la nueva versión del mejor navegador de la historia de la humanidad, descarga desde http://rapidshare.com/files/123137998/Firefox_Setup_3.0.exe