28.6.08

O Ajax da Microsoft

Seria bastante bacana imaginar como uma plataforma como o Silverlight pode ajudar uma liguagem prática como o Ruby a funcionar de uma forma mais simples, diretamente no browser. E essa é a proposta do casamento entro o IronRuby e a técnica batizada de Arax (Asynchronous Ruby and XML).

Mas não é isso que mais chama atenção. O Silverlight, o IronRuby e o Arax são idéias da Microsoft. Por isso, fica difícil pensar na parte técnica e fica fácil pensar nas implicações políticas da novidade.

O Arax não se trata de uma framework para o Ruby. O projeto usará os padrões universais HTML e CSS e, no lugar de gambiarras do tipo RJS (Ruby JavaScript), que adapta os códigos para JavaScript, permitirá a criação de as aplicações Ruby que funcionariam diretamente no browser, como atualmente já acontece com o JavaScript.

No fundo, parece mesmo que a idéia empurrar mais Silverlight nos códigos da web e ajudar a plataforma a ganhar espaço no terreiro da Adobe (Flash e Flex) e do JavaScript. Será que esse troço vai pegar? Ou ele vai ser apenas mais uma sigla que tentou pegar carona no sucesso do Ajax, como o FJAX, AHAX, SAJAX e outros?

http://info.abril.com.br/blog/webgear/20080626_listar.shtml?92221

Nenhum comentário: