28.6.08

Pesquisa: maioria das pessoas ignora atualizações

Uma pesquisa realizada pela empresa de segurança Sophos mostra que a maioria dos usuários de computadores hoje ignora atualizações de segurança para softwares.

Desenvolvedoras de softwares estão constantemente revisando seus códigos para garantir sua segurança. Assim que uma brecha é encontrada, seus especialistas trabalham para fechá-la e lançam um "patch" (atualização) que corrige a vulnerabilidade para que não seja explorada por qualquer cracker ou cibercriminoso.

Segundo o site TG Daily, a pesquisa foi baseada em uma análise de dados obtidos pelo programa Endpoint Assessment Test, uma ferramenta gratuita da empresa que verifica a segurança de computadores e analisou 583 máquinas por 40 dias.

Em 81% dos casos, um ou mais programas básicos possuíam atualizações pendentes, e 63% dos computadores não possuíam atualizações importantes para o sistema operacional, aplicativos Office ou ainda ferramentas comuns, como é o caso do Adobe Flash e do Windows Media Player.

A Microsoft costuma realizar atualizações de segurança mensalmente, e incluiu no Windows um programa para baixar e atualizar automaticamente falhas sérias, sem intervenção do usuário.

A pesquisa descobriu, também, que 51% dos usuários desativam a proteção Firewall em seus computadores. O Firewall é importante para bloquear conexões indesejadas ao computador dos usuários e alertar de qualquer tentativa de intrusão na máquina.

No entanto, o Firewall atrapalha alguns usuários de compartilhamento de arquivos que, em vez de apenas corrigir a segurança, optam pelo procedimento mais fácil de desativar a proteção por completo.

Entre outros dados estava que em 15% das máquinas existiam ferramentas anti-malware desatualizadas ou desabilitadas. A pesquisa foi realizada com usuários de todo mundo, principalmente Estados Unidos e Reino Unido.

A Sophos alertou para que administradores de segurança tomem providências, verificando se todas as máquinas das redes em que trabalham estão em dia e seguras, noticiou o site iTWeb.

"Este problema não afeta apenas pequenas empresas. Um quarto dos testes representa companhias com mais de mil usuários, enquanto 36% são empresas de médio porte com entre cem e mil usuários", explicou Brett Myroff, CEO da Sophos da África do Sul.

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2973284-EI4805,00.html

Nenhum comentário: