28.6.08

Quer saber como é o Vírtua de 60 mega?

O Vírtua, da NET, tem uma nova velocidade experimental, de 60 Mbits. O resultado você pode conferir aí em cima, registrados hoje cedo, pouco depois das 8 da manhã, na minha casa.

Uau! Para download, segundo o serviço de medição Numion, a velocidade chega a 18 megabits por segundo. Para navegação, os números são muito mais modestos. A linha tracejada amarela é a velocidade do Vírtua para download. A outra linha amarela é a da velocidade média da internet para download. As linhas azuis se referem a upload.

Bem, este teste é praticamente teórico, e reflete a velocidade do Vírtua apenas no minuto em que foi medida. Com o mouse na vida real, a velocidade também fica muito boa, obviamente, mas não chega à estratosfera.

Minutos antes de usar o Numion, pus o Fedora 9 para baixar no uTorrent, e a velocidade foi a 1,3 Mbits. Fui para o site da Microsoft e puxei a Windows Live Toolbar a 2,3 Mbits. Já na CNET, baixando um programa patrocinado, o GoToMyPC, fiquei numa velocidade de 412 kbits.

Moral da ópera: a banda, em si, significa muita coisa no caso de downloads, mas não significa tudo, porque há muitas outras variáveis de peso na internet. No caso da navegação, a história é outra. Banda ultra larga tem um impacto muito menor. Francamente, não notei diferença entre 60 mega do Vírtua deste mês e os 12 mega do mês anterior.

Antes que você conclua que eu vivo no nirvana, alternando velocidades de 12 e 60 megabits, esclareço: os dois serviços do Vírtua foram instalados na minha casa para testes do INFOLAB. A capa da INFO de julho será banda larga. Hoje, que a revista fecha a edição de julho, devolvo a super banda para o Vírtua e volto ao serviço que assino regularmente, que é o de 4 mega. E que por enquanto, para meu uso pessoal, está bem na medida.

http://info.abril.com.br/blog/internetbuzz/20080626_listar.shtml?92210

Nenhum comentário: