2.7.08

Alunos pagam por trabalho a programadores indianos

A administração da Universidade da Cidade de Birmingham, na Inglaterra, relatou um problema que começa a sair do controle: cerca de 1.000 estudantes de cursos de programação do mundo inteiro estão contratando mão de obra indiana para trapacear em seus trabalhos.

Segundo o site TG Daily, os estudantes fazem uso da mão de obra barata no estrangeiro para não precisarem se preocupar com a entrega de trabalhos. As falcatruas vão desde projetos simples até monografias de pós-graduação.

Os programadores indianos se oferecem em sites como o rentacoder.com (na tradução, algo como alugueumprogramador.com), que funcionam como leilões ao contrário, em que o contratante descreve o serviço e o profissional que se propuser a fazer por menos recebe o trabalho.

Embora trabalhos mais elaborados cheguem a custar US$ 200, algumas das tarefas podem ser feitas por apenas US$ 10. Para completar, mesmo monitorando sites com estes tipos de ofertas, pouco pode ser feito, já que por causa da estruturação de código é praticamente impossível detectar a fraude.

O problema pode ficar maior com o surgimento de mais sites, bem como a expansão do trabalho barato também para a Romênia.

A terceirização de código não é algo incomum ou novo, mas quando passa a ser usada como trapaça, pode inundar o mercado de profissionais despreparados.


Nenhum comentário: