2.7.08

Blogueiros postam mensagens contra Mugabe

A reeleição do presidente do Zimbábue causou ira nos blogueiros do país nesta segunda-feira pedindo uma intervenção internacional.

A vitória de Mugabe na eleição de um candidato só foi condenada por grupos internacionais e africanos que monitoravam a eleição e que afirmaram que houve fraude no processo.

“Nos resta aguardar que o “Old Man” faça o juramento para assumir o poder que ele não tem. Esperamos que reclame o trono que ele roubou. Aguardamos uma forte pressão internacional e solidariedade para forçar uma transição”, escreveu o poeta Samm Farai Monro, mais conhecido como Comrade Fatso, no site http://comradefatso.vox.com/.

Segundo resultados oficiais da eleição, que aconteceu no dia 27 passado, Mugabe recebeu 85,51%.

Muitos blogueiros disseram que os resultados foram fraudados.

“Os resultados foram produzidos e, infelizmente ou felizmente, eles não são válidos no mundo e para nós”, escreveu um blogueiro auto-intilulado Nice-Shona-Guy no site www.newzimbabwe.com.

O Zimbábue é o país com a maior inflação do mundo, que oficialmente é de 165 000%, mas segundo analistas ela está perto de 9 000 000%.

A maioria dos blogueiros é contra Mugabe, embora alguns tenham postado mensagens questionando qual o direito que outros países africanos têm em criticar o presidente, escreveu Jon no http://blogs.reuters.com/africa/2008/06/29/has-mugabe-out-foxed-the-african-union/.

Reuters

Nenhum comentário: