8.7.08

Blogger russo é condenado por extremismo

Nesta segunda-feira, um homem russo que descreveu a polícia como escória num post na internet, teve sua prisão suspensa.

Este foi um alerta aos bloggers sobre a falta de liberdade de expressão na internet.

Savva Terentiev, músico de 28 anos que mora em Syktyvkar, 1 515 quilômetros ao norte de Moscou, escreveu num blog no ano passado sugerindo que a polícia deveria ser limpa num cerimonial de queima de policiais duas vezes por dia, numa praça da cidade.

Condenado por por “incitar o ódio”, Terentiev teve a sua pena suspensa, segundo agências de notícias russas.

Os defensores pela liberdade de expressão disseram que o fato cria um precedente perigoso contra a liberdade de expressão na internet, um vibrante fórum para debate político num país onde a imprensa tradicional é um diferencial do poder.

“Este foi um veredicto absolutamente injustificado”, disse à Reuters Alexander Verkhovsky, diretor do Sova em Moscou, grupo não-governamental que monitora extremismos. “Savva certamente postou um comentário agressivo... ...mas este veredicto significa que será impossível fazer comentários agressivos sobre qualquer pessoa.”

O veredicto foi intensamente discutido nos blogs russos nesta segunda-feira. “Não sei se deveria estar escrevendo aqui”, foi o post do blogger Likershassi.

“O fato de Terentiev ter recebido uma sentença condicional não é importante. O que é importante é o precedente”, escreveu um blogger chamado Puffinus.

A maioria dos russos recebe as notícias e informações de redes de televisão e jornais controlados pelo Estado ou por empresários ligados ao kremlin, com as opiniões contrárias confinadas em sua maioria à internet, alguns programas de rádio e publicações de baixa circulação.

Reuters

Nenhum comentário: