30.7.08

EUA criam autorização de viagem online

Os Estados Unidos vão estrear um plano piloto na sexta-feira (01/08) que permitirá a viajantes protegidos pelo programa de dispensa de visto obter autorizações prévias pela internet, antes de embarcar em vôos para o país.

Oficiais norte-americanos que anunciaram o Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (da sigla em inglês ESTA) negaram que isso provocaria a necessidade de uma segunda comprovação de visto – uma das preocupações da União Européia - e alertaram que o serviço será cobrado no futuro.

“O ESTA não é um visto”, disse Jackie Bednarz, diplomata do Departamento de Segurança Doméstica dos EUA, “Isso é algo bem diferente”.

Segundo ela, o programa piloto terá início no dia primeiro de agosto e autorizações eletrônicas serão exigidas a todos os cidadão membros do programa de dispensa de visto a partir do dia 12 de janeiro.

Os viajantes deverão preencher um formulário online respondendo perguntas similares às de questionários tradicionais do governo para quem pretende entrar no país.

Reuters

Nenhum comentário: