24.7.08

Jogos criados pelo usuário chegarão ao Xbox 360 até o final do ano

A Microsoft irá se voltar aos usuários do Xbox 360 para criar novos jogos e ampliar o catálogo do console, de forma similar à estratégia do Facebook e YouTube.

A maior fabricante de software do mundo afirmou nesta terça-feira (22) que irá começar a vender seus games "criados pelos usuários" no final deste ano em seu serviço Xbox Live e irá compartilhar cerca de 70% da receita com o desenvolvedor do jogo.

A empresa começou a oferecer ferramentas de produção em 2006 para amadores e entusiastas numa iniciativa chamada de "XNA", que permitia aos desenvolvedores criarem um jogo que pode ser executado no Xbox, computador com Windows ou no player Zune.

O conteúdo criado por usuários é a base de muitos sites sociais como o Facebook e o YouTube, mas a indústria do videogames têm dependido de grandes desenvolvedores para criar jogos licenciados.

O Facebook e o YouTube oferecem um fórum para novos aplicativos de software e vídeos gratuitamente, mas eles não compartilham as taxas de publicidade com os usuários.

A Microsoft, contudo, exige que o futuro desenvolvedor compre um pacote de membro premium, o XNA Creators Club por US$ 99, mas oferece uma parte da receita.

Os jogos serão vendido no Xbox Live Marketplace em três preços diferentes usando os pontos Microsoft -- o equivalente de US$ 2,50, US$ 5 ou US$ 10. Antes de entrarem na loja do Xbox Live, os jogos devem ser revisados pelo sistema.

"Estamos criando uma oportunidade para aspirantes a desenvolvedor", afirmou Chris Satchell, chefe no departamento de tecnologia no grupo Interactive Entertainment Business da Microsoft, em comunicado.

A expectativa da empresa é de que o jogos criados por usuários sejam duas vezes maiores que os jogos disponíveis para Xbox 360 quando a sessão Community Games de sua loja on-line Xbox 360 sair da versão de teste.

Nenhum comentário: