2.7.08

O spam e a volta dos que não foram

O e-mail “devolvido” é o truque mais usado pelos spammers atualmente.

Isso, com certeza, já aconteceu com você. Chega à sua caixa postal uma mensagem devolvida. Então, você vai verificar o que retornou e, com surpresa, observa que é um e-mail de spam – que, obviamente, você nunca remeteu. Você descobre então que está envolvido num estranho esquema da volta dos que não foram.

Conforme a Symantec, essa tem sido a técnica preferida dos spammers nos últimos tempos. Em vez de incluir o endereço do destinatário na linha “Para”, os spammers o colocam na linha “De”. Em seguida, enviam a mensagem a um servidor, usando como destino uma caixa postal inventada a esmo. A mensagem bate no servidor e, como o destinatário não existe, é devolvida ao “remetente”.

Aqui, entra uma dose bem calculada de engenharia social. A pessoa que recebe um e-mail devolvido fica no mínimo curiosa para saber por que a mensagem voltou, a quem se destinava e qual era o conteúdo. Naturalmente, pode ser algo importante que não chegou ao destino. Mas, ao fazer essa verificação, ela acaba cumprindo o objetivo do spammer, que é ler a mensagem – um anúncio de remédio, por exemplo.


http://info.abril.com.br/blog/virusebugs/20080701_listar.shtml?92883

Nenhum comentário: