8.7.08

Roupa com sensor pode dizer se você está estressado

Sensor poderia medir desempenho de atletas, por exemplo

Um sensor de estresse desenvolvido por cientistas alemães poderá ser aplicado a peças de roupa, graças a sua flexibilidade e resistência, detectando a tensão e estresse do usuário.

Segundo o site Gizmodo, o sensor pode ser lavado e dobrado e pode verificar a tensão dos músculos do usuário.

A invenção é parte de um projeto europeu chamado Context, voltado à criação de roupas confortáveis que detectem tensão e estresse em tempo real. Tal tecnologia, explicou o Talk2MyShirt, teria inúmeras aplicações - nos esportes ou videogames, por exemplo.

Uma camiseta criada como teste utiliza sensores de prata de 12 milímetros de largura em forma de disco e, com ajuda de um campo elétrico gerado pelos músculos do usuário, envia os sinais para uma placa de circuito que amplia o sinal e manda para um computador via conexão sem fio para análise.

Para evitar interferências, os sinais são enviados via ondas de rádio, explicou o site NewScientist. O produto foi testado em um treino de hockey.

Com as informações coletadas, treinadores poderiam saber quando os atletas chegaram aos seus limites. Os cientistas acreditam também que seria possível criar um controle para videogames ainda mais inteligente.

Por medir a tensão nos músculos, os sensores poderiam ser utilizados, ainda, para indicar como determinado atleta está realizando determinados movimentos, auxiliando na melhoria de sua técnica e rendimento.

No futuro, o sensor poderia ajudar a prevenir lesões durante os treinos, e ainda ganhar funções como medição de batimentos cardíacos, respiração ou queima de calorias. Ainda não há data prevista ou confirmação de que o sensor chegue realmente ao mercado final.


Nenhum comentário: