25.8.08

Aplicativo gratuito cria imagens 3D a partir de fotos



A Microsoft está lançando uma nova ferramenta gratuita para fotos digitais. O Photosynth pode recriar ambientes em três dimensões a partir de fotos simples, além de permitir que os resultados sejam compartilhados pela Internet.

O Photosynth analisa as fotos submetidas para encontrar semelhanças entre elas. A partir destes dados, forma a imagem tridimensional, ou synth, e permite olhar para cima ou para baixo, para os lados, além de aproximar a imagem para ver detalhes.

Depois de escolher as fotos que quer usar, o usuário faz o upload para o programa. São necessárias de 20 a 300 fotos digitais, dependendo do tamanho do local ou do objeto retratado, com uma série de posições e ângulos sobrepostos nas imagens. O software usa essas fotos para criar automaticamente as imagens tridimensionais.

Os resultados são públicos e podem ser acessados de qualquer computador com sistema operacional Windows XP ou Vista e conexão de banda larga. Os Synths também podem ser postados em blogs, em redes de relacionamento ou em qualquer site.

O espaço de armazenamento disponível online é 20 GB.

O download do aplicativo pode ser feito em http://photosynth.com/ (site em inglês) e é gratuito, mas o usuário precisa ser cadastrado no Windows Live. O site também exibe synths dos usuários.


Nenhum comentário: