25.8.08

EUA usam videogame para atrair jovens às eleições de novembro

Como atrair para o debate político norte-americano o jovem que se sente mais à vontade ao enfrentar mafiosos em “GTA IV” do que ao acompanhar um debate entre Barack Obama e John McCain em rede nacional de TV? Para a fundação Rock the Vote, que usa ícones do mundo pop para inserir os jovens na discussão política, a saída é apostar no próprio videogame.

A fundação anunciou nesta quinta (21) uma parceria com a Microsoft que vai permitir que usuários utilizem o videogame Xbox 360 para se “conscientizarem” sobre as eleições presidenciais de novembro. A partir do dia 25, início da Convenção Nacional dos Democratas, o jogador vai poder usar a rede Xbox Live para participar de pesquisas de opinião e se registrar para poder votar em novembro.

“Para atingirmos nosso objetivo de registrar 2 milhões de jovens norte-americanos nesse outono, precisamos ir até esses jovens, e não temos dúvidas que muitos deles estão no Xbox 360 e na Xbox Live”, diz Heather Smith, diretora executiva da Rock the Vote.

A Xbox Live funciona como uma rede social dos jogadores de Xbox. Nela o usuário tem acesso a novos conteúdos, como vídeos de jogos, versões de demonstração e até filmes, além de sua lista de amigos, com os quais pode se comunicar e combinar partidas on-line. Existem cerca de 12 milhões de usuários registrados na Live, o que, segundo a Rock the Vote, é equivalente ao sétimo maior estado norte-americano.

Além de participar de pesquisas de opinião e se registrar para votar, o jogador poderá discutir sobre candidatos e propostas políticas em um fórum específico destinado à parceria.

Nenhum comentário: