8.8.08

Blogs sobre anorexia ajudam doentes

Na Itália, cerca de três milhões de pessoas sofrem de distúrbios alimentares e, segundo dados do Ministério da Saúde do país, a cada ano, nove mil cidadãos aumentam essas estatísticas.

O Instituto de Estudos Políticos, Econômicos e Sociais (Eurispes) analisou, entre os dias 28 de julho e 6 de agosto deste ano, 260 blogs italianos dedicados a assuntos como anorexia, bulimia e outros transtornos alimentares.

“Até setembro, vamos estudar e catalogar todos os sites que tratam desse tema, para elaborar uma análise completa da situação italiana", afirmou o Eurispes. O Instituto calcula que existam 300 mil websites no mundo dedicados à anorexia.

Para o Eurispes, o advento da tecnologia permitiu que as pessoas falassem abertamente sobre esse problema, que até pouco tempo atrás era considerado tabu.

“As pessoas anoréxicas ou bulímicas tendem a se isolar, a se esconder e a desistir das relações sociais”, explica o Instituto.

“A internet as ajudou a sair da solidão. Hoje, os jovens, em especial as meninas, encontraram um meio para se relacionarem", complementa.

Os blogs mais comuns são os de meninas de 17 anos, em média, que desejam alcançar um peso de 40 quilos, e que escrevem diariamente tudo o que comem, quantas calorias tem cada alimento e somam o total ingerido no dia.

Reuters

Nenhum comentário: