8.8.08

Hacker que espiava garotas pela webcam é condenado

Um hacker de 47 anos foi condenado a quatro anos de prisão no Chipre, ilha localizada ao sul da Turquia, depois de tomar controle de webcams de computadores ligados à Internet para espiar adolescentes.

O técnico em computadores, que não teve seu nome identificado, usou um spyware enviado como anexo de e-mail para controlar remotamente a câmera de pelo menos uma garota, a fim de fotografá-la em seu quarto, explicou o site TechRadar.

O hacker usou as fotografias da vítima para chantageá-la com o objetivo de vê-la nua. Se ela não aceitasse a proposta, ele distribuiria via e-mail as imagens capturadas.

A garota se recusou a atendê-lo e contatou a polícia, que conseguiu rastrear o criminoso e prendê-lo em 2005. O hacker passou dois anos preso aguardando julgamento e só foi condenado esta semana.

Graham Cluley, consultor de tecnologia da firma de segurança Sophos, afirmou que ainda que a maior parte dos spywares seja criada com intenção de roubar identidade, senhas e informações bancárias de suas vítimas, é fácil para crackers programar vírus que controlem uma webcam. "Não é um grande problema, mas existe potencial para ataques dirigidos, já que mais e mais laptops agora vêm equipados com câmeras", comentou.

Este ainda não seria o primeiro caso de invasão de privacidade através de webcams. Em janeiro e fevereiro de 2005, dois hackers espanhóis foram presos em incidentes separados, ambos por tomar o controle da webcam de suas vítimas, lembrou o site The Register.

Outro caso semelhante aconteceu esta semana nos Estados Unidos, quando a jovem Marisel Garcia deixou um laptop para ser revisto pelo técnico Craig Matthew Feigin, estudante da Universidade da Flórida. Depois de revisto, o computador passou a apresentar novos problemas e foi levado a outro técnico, que descobriu que Garcia estava sendo fotografada pelo estudante, com auxílio de dois softwares, o de monitoramento online LogMeIn e um de sua própria autoria, Web Cam Spy Hacker.

Segundo o Ars Technica, foram feitas mais de 20 mil fotografias da vítima e a polícia local acredita que Feigin fez pelo menos outras oito ou nove vítimas. O jovem de 23 anos foi preso e liberado após pagamento de US$ 20 mil de fiança e pode ser condenado à prisão por modificação de dados ou acesso ilegal a computadores.


Nenhum comentário: