1.8.08

Estudo: geração do MP3 não conhece letras das músicas



A crescente adoção de formatos digitais de música pode estar impactando diretamente em sua apreciação como um todo, apontou uma pesquisa realizada pelo National Year of Reading, do Reino Unido.

Segundo o jornal The Inquirer, a pesquisa mostrou que mais da metade dos novos fãs não tem qualquer idéia a respeito das letras das músicas que ouvem por nunca terem lido suas transcrições. A pesquisa mostrou que, mesmo com centenas de sites dedicados a letras de músicas na Internet, a maior parte da nova geração digital desconhece o que está cantando, ou erra ao achar que sabe.

Segundo o site Daily Star, a NYR culpa também o desaparecimento de letras das composições nos encartes que acompanham os CDs. O título da matéria no Daily Star é referência à canção Purple Haze, de Jimi Hendrix. Um dos versos diz "Excuse me while I kiss the sky" (na tradução, "com licença, vou 'beijar o céu'", numa alusão às alucinações provocadas por drogas) mas o trecho é freqüentemente ouvido como "Excuse me while I kiss this guy" (na tradução, "dê-me licença enquanto beijo este rapaz").

Este é o exemplo mais famoso do fenômeno apontado pelo National Year of Reading e inspirou um website dedicado a catalogar todos os exemplos conhecidos de confusão em letras, o kissthisguy.com.

Foram entrevistados 4 mil adultos, sendo que metade acredita que hoje as transcrições estão mais inacessíveis que há cinco anos. De todos os entrevistados, 62% afirmou que sites de letras freqüentemente estão erradas, percepção que aumenta para 75% no público entre 18 e 25 anos de idade, noticiou o Telegraph. Honor Wilson-Fletcher, do National Year of Reading, afirmou que a audiência quer poder ler e apreciar as composições, citando que 77% dos compradores de música via download deseja poder ler as letras oficiais como parte do serviço prestado pelos sites.

O Inquirer, sempre irônico, comentou que algumas vezes mesmo conhecendo as letras elas não farão o menor sentido.


Nenhum comentário: