6.8.08

Holograma pode ser "operado" com as mãos



A empresa Obscura Digital juntou um software multitoque com um sistema de projeção holográfica em 3D para criar o VisionAire, sistema que detecta o movimento e posição das mãos do usuário, permitindo que ele interaja com o holograma.

O projetor holográfico 3D Musion's Eyeliner é capaz de gerar imagens "suspensas" no ar, que podem ser manipuladas com as mãos. A tecnologia possui aparentemente a mesma sensibilidade dos produtos que usam superfícies sólidas de toque, como o iPhone e a mesa Surface, da Microsoft.

A Obscura Digital não é o que se possa chamar de concorrente da Microsoft, mas em questões de sistemas multitoque a empresa parece representar um bom páreo. Lançado recentemente, o sistema Musion's Eyeliner já foi utilizado pela Intel para apresentar a nova linha de processadores Centrino a jornalistas nos EUA.

Uma apresentação organizada pela empresa demonstrou a manipulação de fotos e outras ferramentas, empregando movimentação, rotação, redimensionamento e mudança de nível. O usuário também pode desenhar formas no ar com movimentos do braço.

A solução parece ter utilização garantida na criação de ambientes de realidade virtual e em apresentações "de impacto".


Nenhum comentário: