2.10.08

A matemática dos planos do iPhone

Escolher o aparelho mais barato pode custar (bem) caro para quem está louco para colocar os dedos num iPhone 3G. Os subsídios dados pelas operadoras no smartphone da Apple envolvem planos mensais que só compensam para quem vai falar muito (ou navegar intensivamente nas redes 3G).

Antes de optar por um plano ou escolher a operadora, é preciso fazer alguns exercícios de matemática. O primeiro deles é calcular quanto o aparelho somado às mensalidades de serviço vai custar no prazo de um ano, o período em que você ficará obrigatoriamente atrelado à operadora e ao pacote.

É nessa hora que os verdadeiros preços do iPhone no Brasil se revelam. No caso dos pós-pagos, para quem pretende colocar o browser a todo o vapor nas redes 3G, a vantagem dos planos da Vivo está nas opções com tráfego ilimitado. A opção mais barata no aparelho de 8 GB, de 899 reais, com o plano Vivo Completo vai sair 595 reais por mês, o que num ano soma 7.140 reais. Com o smartphone na conta, temos 8.039 reais.

Só que para quem passa a maior parte do tempo no escritório ou em ambientes em que pode navegar pelo Wi-Fi, a opção ilimitada não é uma boa. Aí, compensam os planos mais básicos, em que o aparelho sai por 1.499 reais, com mensalidade de 71 reais. Em um ano, o usuário terá desembolsado 2.351 reais.

A Claro, por sua vez, não criou pacotes para quem quer navegar nas redes 3G sem preocupações com o limite de dados. As opções vão, no máximo, a 200 MB de dados. Para quem quer pagar menos por mês, o plano mais barato sai a 84,90 reais por mês, que caem para 59,94 por mês. Somando os 1.999 reais do aparelho, em um ano o usuário terá pago 2.718,28. Só que as contas não param por aí. É preciso ainda levar em conta os minutos de cada plano, para ver o que se encaixa mais no seu perfil.

Além de todas as contas, existe ainda alguma dose de negociação com as operadoras. Os preços podem cair de acordo com a sua pontuação nos programas de fidelidade.

Se a sua intenção é ficar navegando pelo Wi-Fi, vale a pena dar uma olhada nas opções dos pré-pagos. O modelo de 8 GB sai a 1.889 reais na Vivo e 2.299 na Claro.

A capa de outubro da INFO (que, adivinhem, é sobre iPhone) traz os cálculos de custo/benefício do INFOLAB sobre oito planos da Claro e da VIVO.

Nenhum comentário: