20.10.08

Nova propaganda “I’m a Mac” pára de atacar o Vista e começa a atacar o marketing da Microsoft



A Apple e a Microsoft têm travado esta bizarra disputa de cuspe à distância já há alguns anos, mas este novo conjunto de anúncios confirma o que as rajadas anteriores pareciam querer dizer: estas empresas não têm a menor intenção de falar de verdade sobre os seus produtos. A campanha “Eu sou Joe o Encanador e eu sou um PC”, que é a maneira da Microsoft dizer “sinta-se bem”, é tão substantiva quanto os ataques ultrapassados e nada ingênuos da Apple sobre o software do oponente, mas este novo conjunto de anúncios de fato é nada além de uma vaga acusação da estratégia de marketing da Microsoft. Talvez ela cole para os caçadores de notícias sobre tecnologia, mas a maioria das pessoas que vê isto na TV não sabe nem do que se trata – pra não dizer que estão cagando e andando pra isso.

Também tem o lance da Apple acusar a Microsoft de gastar dinheiro em propaganda quando esta mesma grana seria melhor alocada para consertar o Vista. A mensagem, obviamente, é transmitida por meio de uma caríssima campanha publicitária, logo na semana em que a Apple lançou novos laptops proibitivamente caros. Justin Long ainda critica a “relutância” da Microsoft em chamar o Vista pelo seu verdadeiro nome, o que pode ser uma alfinetada equivocada sobre a campanha Mojave ou algum tipo de golpe desajeitado sobre a abolição lógica do nome ‘Vista’ em prol do Windows 7.



Todos esperam desinformação e técnicas pra lá de questionáveis nas propagandas, mas esta nem é a questão neste caso. Estes anúncios parecem ser dirigidas à gerência corporativa da Microsoft, não aos seus consumidores. Redmond e Cupertino estão tendo uma discussão inútil e retraída, inconscientes do fato de que a gritaria está sendo ouvida por todo mundo. Que bacana! [MacRumors]

Nenhum comentário: