18.11.08

Ação usa celular para ler código de barra

A Claro vai utilizar celulares com câmera como leitores de códigos de barra em uma campanha de Natal.

Ao capturar a imagem do código de barras, o usuário baixa automaticamente a trilha da campanha no celular.

A ação é restrita a algumas dezenas de modelos de aparelhos. Para poder utilizar a câmera como leitor, os usuários têm que baixar um aplicativo específico.

Os códigos de barra bidimensionais serão publicados em jornais e revistas – a operadora não antecipou quais.

Embora esta seja uma ação promocional da própria operadora, a iniciativa revela um novo modelo de publicidade móvel, que pode ser estendido a outros anunciantes.

A operadora já sinaliza com essa possibilidade no comunicado sobre a campanha. “Será uma importante ferramenta de Mobile Marketing disponibilizada pela Claro a seus parceiros”, diz a operadora.

A tecnologia aplicada no projeto se chama QR Code, sigla em inglês para Quick Response Code. O código de barras bidimensional pode armazenar um endereço de web, uma imagem, um código numérico, entre outras possibilidades.

Como funciona

Para baixar o aplicativo de leitura do código de barras gratuitamente, o cliente Claro só precisa enviar um torpedo com a palavra Escolha para o número 250.

Após a instalação, ao encontrar um QR Code, ele deve abrir o leitor instalado no aparelho e apontar a câmera para o QR Code. Então ele receberá um link para baixar de graça a trilha da campanha da Claro.

Quem não for cliente Claro será direcionado para um site wap com informações sobre as promoções especiais da operadora para o Natal.

A relação de aparelhos compatíveis com o serviço está disponível no site www.claroideias.com.br.

Nenhum comentário: