18.11.08

Intel inicia vendas de processador Core i7

A Intel iniciou as vendas de seu processador para desktops Core i7. No Japão, houve filas para comprar o chip.

O novo processador da Intel é o primeiro da companhia para desktops produzido na arquitetura de 45 nanômetros. Numa primeira fase, a fabricante liberou três modelos de processador.

O mais avançado, o Core i7 Extreme, possui 4 núcleos de processamento de 3,2 GHz de clock.

Segundo a Intel, os chips Core i7 são entre 4 e 6 vezes mais rápidos que a geração anterior de processadores quad-core produzidos sob a arquitetura de 65 nanômetros.

Os novos chips, produzidos numa arquitetura que a Intel chama de Nehalem, consomem menos energia e exigem menos material para sua produção, o que poderá permitir fabricar chips num preço mais econômico no futuro.

Os processadores Core i7 contam ainda com um gerenciador de memória, que organiza como os 4 núcleos de processamento vão compartilhar a memória cache de 3 MB. Outra vantagem do chip em relação a seus predecessores é que cada núcleo de processamento suporta 2 threads ao mesmo tempo. Ou seja, cada núcleo pode gerenciar duas tarefas ou, ainda, dividir uma tarefa em duas partes para processá-la mais rapidamente.

No Japão, os primeiros modelos de Core i7 foram vendidos por preços entre US$ 284 e US$ 999. No Brasil, integradores como a Megaware já receberam o chip e devem oferecer um desktop para consumidores finais.

Segundo a Intel, até o final deste ano ou no início de 2009 será possível revelar uma versão do Core i7 para notebooks.

Nenhum comentário: