22.11.08

Google News tira lucro de sites, diz MS

Um advogado da Microsoft apontou que os ganhos crescentes do serviço Google News contrastam com crise e demissões na imprensa.

Thomas C. Rubin, advogado do departamento de proteção à propriedade intelectual da Microsoft, deu a polêmica declaração ao participar de um congresso promovido por uma associação de publishers no Reino Unido.

Rubin apresentou números dizendo que o serviço que indexa fotos e notícias no Google News gerou, nos últimos 12 meses, um faturamento de US$ 100 milhões ao Google.

Rubin contrastou este cenário de faturamento em alta do Google com as graves dificuldades que os produtores de conteúdo vêm enfrentando para vender anúncios e obter receitas.

Apesar da Microsoft manter um serviço de buscas por notícias similares ao Google News, Rubin afirmou em sua palestra que nem todo conteúdo deve ser gratuito na web, sob pena de inviabilizar serviços importantes que geram conteúdo relevante para a audiência online.

Ruim com Google, pior sem ele

O Google argumenta que seu serviço de notícias indexa material produzido por terceiros e ajuda estes sites a terem mais audiência. Nesse sentido, aparecer no Google News é um ponto comemorado por produtores de conteúdo.

Na Bélgica, no entanto, uma ação movida por uma associação de mídia deixou o Google News fora do ar por vários dias. Os jornais belgas acusavam o Google de reproduzir trechos de textos e fotos produzidos sob direito autoral de forma indevida.

Nenhum comentário: