22.11.08

Mundo online faz bem aos jovens, diz estudo

O mais detalhado estudo sobre adolescentes e mídia digital nos Estados Unidos acaba de ser concluído, e com resultados favoráveis aos jovens que passam muito tempo em frente ao computador.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia do Sul e da Universidade da Califórnia, entrevistaram e acompanharam mais de 800 jovens e seus parentes durante três anos. Foram mais de 5 mil horas observando adolescentes que usam sites como Facebook, MySpace e YouTube.

O relatório final alega que a visão de que 'utilizar redes sociais é perda de tempo' não passa de um mito, normalmente compartilhada pelos pais que não entendem o valor da ferramenta.

“Há mitos que envolvem crianças que passam tempo online – que é perigoso ou que faz elas ficarem preguiçosas -, mas nós acreditamos que é essencial para os mais jovens desenvolverem habilidades sociais e técnicas para se tornarem cidadãos competentes na era digital”, diz Mizuko Ito, autor que liderou o estudo feito em parceria com o MacArthur Foundation (e está disponível no site macfound.org).

Segundo o estudo, há duas categorias para definir os jovens envolvidos com mídia digital: “friendship-drive” (relacionados a amizades online e interação dentro e fora da rede) e “interest-driven” (que busca informações fora das comunidades). Ambas as formas ajudam a criar novas formas de expressão e regras de comportamento social, ajudando os jovens a adquirirem técnicas em lidar com a informação das novas formas de mídia, auxilia na alfabetização e dá espaço para a exploração de novos interesses.

Por se conectarem ao mundo todo e com trânsito rápido de dados, jovens podem localizar outras pessoas com interesses similares, que podem não ser tão populares nas regiões em que vivem. O mesmo raciocínio se aplica a importância da ajuda e dos feedbacks que podem ser encontrados nos sites de relacionamento e fóruns, relata o estudo.

A pesquisa revelou também que “os jovens também estão enfrentando novos desafios na forma de gerir a sua visibilidade e as relações sociais online".

Nenhum comentário: